Assistência social apresenta resultados e debate desafios em Limeira

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Limeira realizou na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, uma audiência pública para divulgar as demandas aprovadas em 2015, pelo Colegiado, no âmbito da Política Pública da Assistência Social. O encontro foi realizado no auditório do Senac e contou com a participação de servidores municipais, integrantes de entidades e membros da comunidade.

A Audiência Pública atende diretrizes do Conselho Nacional de Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento Social. A intenção é implementar a construção, concretização e controle social da Política Pública da Assistência Social, por meio do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Durante a audiência os participantes conheceram os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Assistência Social, tiveram acesso as propostas que estão em andamento no município, por exemplo, a abertura de novos equipamentos para implantação de políticas e programas sociais e as demandas que ainda necessitam ser realizadas como, a ampliação do número de servidores.

“Foi muito positiva a participação de todos. Conseguimos reunir usuários e trabalhadores da rede intersetorial com o objetivo de fortalecer este espaço público, para que se torne cada vez mais democrático e participativo”, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), Daiane Soares da Silva.

A Audiência apresentou também as demandas deliberadas e pactuadas na 10ª Conferência Municipal da Assistência Social realizada em 2015, com ênfase nas prioridades para o município; devolutiva do financiamento da Assistência Social e a apresentação da rede socioassistencial público e privado.

Ana Maria Sampaio, presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), falou das conquistas da autarquia e destacou o trabalho realizado em equipe. Foram apresentados dados sobre os prêmios conquistados e sobre os desafios que tem pela frente. “Estamos trabalhando para atender todas as demandas e vocês são peças fundamentais nesse contexto”, complementou.

Outras cinco audiências serão agendas para ocorrer em 2016. Duas ocorrerão no primeiro semestre, nas unidades do Cras – Centro de Referência de Assistência Social (Nossa Senhora das Dores e Central) e três no segundo semestre no Cras Casa das Famílias, Cecap e Dutra).