Avanços do Sistema Único de Assistência Social são abordados em Audiência Pública

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Limeira realizou na tarde desta quinta-feira, 28 de abril, a 2ª Audiência Pública descentralizada para divulgar os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as demandas aprovadas em 2015, pelo Colegiado, no âmbito da Política Pública da Assistência Social. O encontro aconteceu na Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação de Limeira, no território do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Nossa Senhora das Dores.

A audiência reuniu moradores do bairro, usuários da assistência social, trabalhadores da área e de outras políticas públicas, membros do Conselho Tutelar e rede socioassistencial.

A Audiência Pública atende diretrizes do Conselho Nacional de Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento Social. A intenção é implantar a construção, concretização e controle social da Política Pública da Assistência Social, por meio do SUAS.

Durante a audiência os participantes conheceram os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Assistência Social, tiveram acesso as propostas que estão em andamento no município, por exemplo, a abertura de novos equipamentos para implantação de políticas e programas sociais e as demandas que ainda necessitam ser realizadas.

Segundo a presidente do CMAS, Daiane Soares da Silva, as audiências são fundamentais para o conhecimento e uma aproximação da população nos trabalhos sociais. “É um espaço de extrema importância para o fortalecimento da participação popular no acompanhamento e efetivação do controle social”, afirmou.

A audiência apresentou também as demandas deliberadas e pactuadas na 10ª Conferência Municipal da Assistência Social realizada em 2015, com ênfase nas prioridades para o município; devolutiva do financiamento da Assistência Social e a apresentação da rede socioassistencial público e privado.

A diretora de Proteção Social, Paula Bocaiuva Forster, esteve presente representando o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e fez a prestação de contas durante a audiência. Ela comentou também a importância da participação da população. “É sempre muito construtivo. É uma forma da população celebrar com a gente as diversas conquistas que nós tivemos na assistência social”, relatou.

O CMAS tem como proposta realizar no segundo semestre deste ano, mais duas Audiências Públicas, visando contemplar os territórios dos CRAS Victor D’Andrea e Presidente Dutra.